Estudos apontam que o custo de conquistar um novo cliente costuma ser de 5 a 25 vezes maior do que o de manter um cliente existente. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, um aumento de 5% na taxa de retenção de clientes se mostrou responsável por um crescimento dos lucros entre 25% e 95%.

Manter os clientes satisfeitos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Clientes satisfeitos tendem a comprar mais, permanecer fiéis à marca e a falar positivamente dela e dos seus produtos. Além disso, costumam ser menos sensíveis a preços e menos propensos a mudar para a concorrência. Por outro lado, clientes insatisfeitos não só mudam para a concorrência, como normalmente saem falando mal da empresa.

Clientes que se sentiram maltratados durante o processo de cobrança de dívidas provavelmente não voltarão a fazer negócios com a empresa no futuro. Isso ocorre porque a forma como a empresa lida com a situação de inadimplência pode afetar a percepção do cliente em relação à marca e à qualidade do serviço prestado para sempre.

Mas, quando os clientes são tratados com respeito e empatia durante o processo de cobrança de dívidas, tendem não só a ter uma percepção mais positiva da empresa como a aumentar seu vínculo com ela. Podem inclusive virar grandes defensores ou embaixadores da marca.

É fácil entender o que passa pela cabeça de uma pessoa que está inadimplente. Pense em um momento em que você tenha passado por dificuldades. Como você se sentiu em relação a pessoas ou empresas que lhe viraram as costas ou trataram você de forma desrespeitosa? E em relação àquelas que aproveitaram a oportunidade para mostrar como de fato se importam com você?

A recuperação de uma dívida pode ir muito além do ganho financeiro imediato. É a relação de longo prazo que está em jogo! É a sua oportunidade de mostrar que você realmente se importa e que, para a sua empresa, o cliente está no centro das suas prioridades - de verdade!